DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Brasil tem 35 milhões de pessoas sem acesso à água potável

Quase 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e cerca de 100 milhões não têm serviço de coleta de esgotos no país. Desses, 5 milhões e meio estão nas 100 maiores cidades brasileiras, o equivalente à população da Noruega. Esses dados estão no ranking de saneamento, apresentado pelo Instituto Trata Brasil, neste 22 de março, Dia Mundial da Água.

O Brasil ainda não trata metade dos esgotos que gera, o que representa jogar na natureza, todos os dias, mais de cinco mil piscinas olímpicas de esgotos sem tratamento, como explica o presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos.

Outro dado que mostra o contraste do saneamento no país é a diferença entre os 20 melhores e os 20 piores colocados no ranking: enquanto a média de tratamento de esgoto nos 20 melhores está em 97%, nos 20 piores, ela cai para 25%.

O levantamento do Instituto Trata Brasil foi feito a partir de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério do Desenvolvimento Regional, que traz indicadores de acesso à água potável, coleta e tratamento dos esgotos nos 100 maiores municípios do país. (Fonte: Agência Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *