Termina hoje prazo de inscrição em programa para mulheres cientistas

Mulheres cientistas têm até esta quinta-feira, 10 de junho, para se inscrever no programa que estimula a participação da mulher na ciência brasileira. É a última oportunidade. O programa oferece uma bolsa-auxílio no valor de R$ 50 mil a sete pesquisadoras de diversas áreas de atuação que quiserem prosseguir com os estudos.

O “Para Mulheres na Ciência” é uma iniciativa da Unesco no Brasil, a Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas. E tem parceria da Academia Brasileira de Ciências. As vencedoras serão conhecidas em agosto.

Esta é a 16ª edição do programa que contempla as áreas de ciências da vida, ciências físicas, ciências químicas e matemática. Para participar, é necessário ter concluído o doutorado a partir de janeiro de 2014 e neste ano. A novidade é que um ajuste no regulamento permitiu mais prazo de conclusão do doutorado para cientistas que são mães.

O coordenador de Ciências Humanas e Sociais da Unesco no Brasil, Fábio Eon, destaca que estudos feitos pela Unesco no mundo têm apontado uma diferença muito grande entre homens e mulheres, principalmente nas carreiras ligadas à ciência, tecnologia e engenharias. Nesta última, apenas 30% dos formados são mulheres.

Ainda segundo Eon, ao longo de 16 anos, o programa “Para Mulheres na Ciência” já incentivou 103 cientistas brasileiras, com a distribuição de mais de R$ 4,3 milhões em bolsas-auxílio. O regulamento completo e mais informações sobre o programa estão disponíveis no site For Women in Science. (Fonte: Radioagência Nacional)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *