Fonte luminosa da Praça Tiradentes é reinaugurada em Teófilo Otoni

Após ficar quatro anos sem funcionar, fonte passou por recuperação total, que inclui bomba d’água, iluminação, sistema de som e azulejos

Em comemoração aos 168 anos da cidade de Teófilo Otoni, no dia 07 de setembro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Rádio Teófilo Otoni, reinaugurou a fonte luminosa da Praça Tiradentes, no Centro do município, que estava há quatro anos sem funcionar.

Em solenidade na Praça Tiradentes, a fonte foi reinaugurada com a participação de populares, convidados e do prefeito Daniel Sucupira, a secretária de meio ambiente Janaína Mendonça e o radialista Élbio Pechir, da rádio Teófilo Otoni. Os presentes cantaram parabéns ao município e realizaram uma contagem regressiva.

 “Nessa noite de hoje, a retomada dessa fonte luminosa só foi possível dado o esforço dessa grande equipe da Prefeitura e do esforço do entusiasta Élbio Pechir.  Vocês verão a partir de agora um dos espetáculos mais lindo  e especial pela sua sonoridade e cores”, disse o prefeito.

Restauração

A fonte luminosa  ficará ligada todos os dias, a partir das 18h00. O restauro da fonte durou nove meses e inclui a substituição das instalações hidráulicas e elétricas, revitalização, impermeabilização, automatização e reativação. Foram executadas, também, a substituição de pisos danificados, contorno dos canteiros, readequação do projeto paisagístico com substituição de arbustos, plantas e grama, pintura de canteiros.

“Estou muito emocionada. Eu não conhecia essa belezura, não tive a oportunidade de ter essa história como todos contaram da infância, mas vou ter a oportunidade de proporcionar para o meu filho. Tivemos de trazer os azulejos de  fora, não foi fácil achar. A parte elétrica tivemos que refazer tudo, cada jato  e engrenagem teve que ser desentupido manualmente. Agora é cuidar e desfrutar dessa coisa linda da nossa cidade”, destacou Janaína Mendonça, secretária municipal de meio ambiente. 

Fonte Luminosa

Existente na praça Tiradentes há 65 anos, a fonte luminosa é uma das três no mundo que ainda existe, sendo uma na Áustria e outra na Praça Raul Soares em Belo Horizonte. Porém, a de Teófilo Otoni é a única que se encontra funcionando.

A fonte foi doada à cidade de Teófilo Otoni pelo povo alemão, tendo sido inaugurada no ano de 1953, época do centenário da cidade. Após anos de funcionamento, o seu sistema funcional paralisou e por duas vezes foi restaurada, restituindo-lhe as variedades de jatos, cores e sons originais.

O radialista Élbio Pechir acompanhado de familiares destacou a importância da parceria com a prefeitura no processo de restauração. Ele relembrou o pai Lourival Pechir que no banco da praça viabilizou recursos para a construção do monumento há 65 anos. “Tudo isso só foi possível aos pedristas que se uniram e ofertaram ao prefeito Germano Augusto de Souza os recursos necessários para criar a obra no coração da cidade. A cultura de um povo é seu maior patrimônio. Muito obrigado ao prefeito Daniel Sucupira, a secretária de meio ambiente Janaína Mendonça, a família Pechir e os nossos compatriotas se sintam envaidecidos por tão grandioso empreendimento”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *