Morre médico ortopedista Wilson Pires

O médico ortopedista, ex-deputado estadual e um dos fundadores do Hospital São Lucas, Dr. Wilson Pires morreu na manhã de terça-feira, 26/10, causas naturais. O corpo foi velado e sepultado no Cemitério Vale das Flores, na BR-116. O Jornal Olho Vivo envia as condolências aos familiares e amigos.

Quem foi Wilson Pires

Natural de Itambé/BA, radicado em Teófilo Otoni, é graduado em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, da Pontifícia Universidade Católica de Salvador, diplomando-se na turma de 03 de dezembro de 1966. Em Teófilo Otoni com o médico, trabalhou inicialmente no Hospital Santa Rosália, implantou e dirigiu o Hospital Balbina Bragança por 2 anos. Afastou-se desse nosocômio para construir, juntamente com vários colegas médicos, o Hospital São Lucas de Teófilo, onde foi presidente e exerceu sua especialidade, Ortopedia e Traumatologia com exclusividade.

É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, membro titular da Sociedade latino-Americana de Ortopedia e Traumatologia. Tem vários trabalhos científicos apresentados em congressos brasileiros na área de sua especialidade médica.
Em 1990 elegeu-se Deputado Estadual de Minas Gerais, presidindo a Comissão de Agropecuária e Política Rural, membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça, membro da Comissão de Saúde. Em 1996 retornou à Assembleia Legislativa para o segundo mandato, sendo membro efetivo pela segunda vez da Comissão de Saúde, da Comissão de Educação e membro efetivo do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais.

Tem as seguintes condecorações: Medalha Santos Dumont, grau honra ao mérito, Medalha Bicentenário do Alferes Tiradentes, da Polícia Militar, Medalha de Mérito Legislativo, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Medalha do Sesquicentenário da cidade de Teófilo Otoni, pela Câmara Municipal de Teófilo Otoni, Medalha do Bicentenário de nascimento de Theophilo Benedicto Ottoni, da Câmara Municipal de Teófilo Otoni e Comenda Theophilo Otoni, do governo do Estado de Minas Gerais, além de vários títulos de cidadania honorária, inclusive o do Município de Teófilo Otoni.

Além de ter dado apoio para a criação de diversas instituições de caridade de Teófilo Otoni, uma delas a creche Tia Chica, Doutor Wilson Pires realizou 20 mil cirurgias ao longo de sua vida profissional, sendo 84% gratuitas.  Doutor Wilson também merece a homenagem It sempre ajudar, ele foi precursor da fundação e implantação do Clube de Mães Gestantes Carentes, dando assistência ao parto gratuito e também reintegrando mães solteiras a família, criação do Hospital São Lucas na Capital das Pedras Preciosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *